segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A arte e a “nossa” vida

“Yes and how many ears must one man have
  Before he can hear people cry?"
(“Sim e quantas orelhas precisará ter um homem,
Antes que ele possa ouvir as pessoas chorarem?”)

                                                        Dylan


“ Ideologia, eu quero uma pra viver”

                                                       Cazuza



Dylan compôs essa canção em 1962. Cazuza, em 1988.

Dylan estava antevendo o que aconteceria posteriormente, em 1968, quando o mundo, começando pela frança, decide romper de vez com uma tradição maçante, voraz, oriunda de um tipo de capitalismo antropofágico. Acredito que foram poucas às vezes em que o idealismo esteve tão fortemente arraigado na mente e no espírito humano, a ponto de fazer uma corrente atravessar todo o ocidente clamando por “liberdade, igualdade e fraternidade”.Foi um grito que ecoou dentro de cada casa, de cada viela, de cada metro quadrado dominado pelo imperativo da submissão; e mesmo em países como o Brasil, que vivenciavam uma ditadura, ele se fez ouvir através de canções, de peças de teatro, manifestações públicas, enfim, através de ritos potencialmente subversivos.

Em 68 as pessoas estavam dispostas a ocuparem o lugar “humano demasiado humano” do qual foram desposadas ao se tornarem extensão de um processo maquinico, de se tornarem engrenagens de um movimento (capitalismo) que, segundo Marx, acabou com a magia das relações familiares tornando-as relações meramente comerciais.

Neste período de ideologias, o homem viu renascer a fênix grandiosa do amor e da esperança.

Entramos de “sola” na era das liberdades.

Mas, como “o tempo não pára”, logo ali, na esquina, em 1980, Cazuza já estaria clamando por uma ideologia, cantando “ideologia, eu quero uma pra viver”; era o brado do poeta estilhaçado, infectado mortalmente por todas as liberdades a que se tinha dado direito e que, de certo modo, herdara daquele “Maio de 68”.Ou seja, passado pouco mais de duas décadas mergulhado em profundo liberalismo, o homem moderno já estava sufocado novamente pela realidade; e precisa de um outro ideal para curar as chagas desenvolvidas em décadas de abusos e experimentalismos egocêntricos.

Se gerações oprimidas possibilitaram a seus descendentes um mundo de aparente igualdade e de culto a liberdade e ao prazer (em suma, um período de gozo), essas gerações descendentes tendo mergulhado nesse gozo acordaram decadentes e desorientadas a ponto de exigirem, inda que tacitamente, que seus pais fossem rígidos, inda que minimamente... O que deve ter colocado, definitivamente, uma pulga atrás da orelha “dos coroa”!!!

Foi neste meio, de gozo e de necessidade de um “pai doutrinador” que nasci; e inda mais, metade da minha família (a metade materna) optara por seguir a religião como principio absoluto, como norte, como contraprova de todo comportamento, uma postura,digamos, ortodoxa. Ao passo que, no braço paterno, todos optaram por uma vida sem limites e orientações morais que, ou consideravam desgastadas demais para seguirem, ou simplesmente ignoravam, dada a satisfação pungente da possibilidade de gozo eterno, em suma, uma polarização interessante...

Posteriormente, ou por ser, de fato, contemporâneo dessa geração “hy-tech”, cresci, dadas as proporções, junto com a malha de fibra ótica brasileira e, talvez por isso, não lhe tenho grande apreço, como ocorre, por exemplo, com Esaú e Jacó...

Agora, que somos absolutamente livres e, analogamente, presos, perversamente... que queremos desfrutar do nosso tempo com gozo mas somos castigados pelos alertas de um superego que quer estar a frente para poder lucrar com isso, agora, que misturamos os ideais românticos com toda racionalidade possível, cabível, descaradamente...agora, que a internet tornou-se uma espécie de Àgora (virtual), que adentramos no mundo do simulacro, que somos milhões de seres encarcerados num terreno amplamente urbanizado (selva de pedras), que participamos de redes sociais que carregam em si o status de “aldeia global”, agora, que vivemos bem perto de um “comportamento esquizo”, somos capazes de conformar esses dois refrãos, de experiência-los juntamente, embora estejamos sempre mais confusos, e com a sensação de que eles já não nos servem mais.

6 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Edson, é com grande satisfação que leio sua reflexão. Há um compositor - pedagogo -baiano, conhecido por alguns como alfabetizador de massas, chamado Raulzito que em uma de suas canções diz o seguinte: “se vc correu, correu tanto, e não chegou a lugar nenhum, bem vindo ao sec XXI”. Penso que vivemos entre dois gigantes, de um lado esse sonho de pureza chamado de modernidade, e do outro lado essa liquidez que alguns chamam de modernidade tardia, pós modernidade ou simplesmente contemporaneidade . Acredito sim que somos seres meio confusos, em busca de uma identidade num ringue onde forças instituintes e instituídas disputam a captura de nossas subjetividades, mas tbm não sou tão tecnofóbico ou pessimista em relação ao presente, não uso redes sociais e não marco fugidinhas pelo MSN, mas não é por isso que condeno qualquer tcnologia (web). Acho que sou mais browm do que raul quando ele diz o seguinte: Ei você sonhador , Que ainda acredita, Liga nóis.
Eu tenho fé amor e afeto
No século 21.
Onde as conquistas científicas,
Espaciais, medicinais,
E a confraternização dos homens
E a humildade de um rei,
Serão as armas da vitória para a paz universal.
Acho que é assim, estamos em construção, e essa é a grande loucura, somos pais e ainda somos filhos, inseguramente seguros.
Valeu

Edson Leal disse...

Mano,
Também não tenho nenhuma aversão extremista a nenhum tipo de tecnologia, pois, se assim fosse, não estaríamos aqui, tendo esse diálogo virtual.
Mas, com relação a modernidade, tô de mãos dadas com o Weber:
“o destino de nossos tempos é caracterizado pela racionalização e intelectualização, e, acima de tudo, pelo desencantamento do mundo”.
Vamos em frente, amigo, que a vida é loka...
abração

Anônimo disse...

pessoal,
eu já não acredito em dois gigantes; os dois extremos de forma de vida sempre existirão, mas já não podemos considerar, numa concepção de sociedade moderna/contemporânea, que essas duas pontas são reais. Edson, diga-me onde está a sociedade ortodoxa, uma vez que as massas da pseudo-ortodoxia - leia-se Universal, Igreja da Graça, Assembleia de Deus, Igreja Mundial do Poder de Deus.... - já não existem; não existem porque o que era ortodoxo já virou moderno e hoje temos um comércio capitalista nas igrejas, temos psicólogos "levando o evangelho a toda a criatura", com um único intuito que não é a salvação de suas almas. Diga-me você, o lado polar ortodoxo do teu berço continua ortodoxo ou já se "atualizou"? E algum dos membros dessa prole segue a linha ortodoxa ou todos estão "atualizados"? Perceberá que o verdadeiro ortodoxo está morto enquanto sociedade, tal qual a ideologia furada dos jovens do mundo inteiro, que é uma busca a todo tempo "em busca de passa-tempo". Já a polaridade contrária evolui a uma decadência sem prescedentes...a modernidade tardia é o fim das eras, o que será de nós em 2012?
Abraço, meu velho!
ps. o tempo é a única coisa que tem feito com que eu me demore.

Edson Leal disse...

Sr. Anônimo,
Há,sim,pessoas que seguem uma disciplina ortodoxa, mesmo na religião e, para que eu possa dar um exemplo sem elevar a santidade algum ente familiar,citarei o fundamentalismo islâmico, que é extremamente ortodoxo.
Quanto a invasão do capitalismo no mundo da fé, esse é um caso antigo,afinal, a igreja sempre acompanhou o poder: feudos, monarquias,oligarquias e, mesmo, as democracias, ainda que, nessa última, já não tenha perdido o folego...
Quanto a morte da ideologia,bem,aí estamos em pleno acordo!!!
Abração!

Josias disse...

hehehehe... desculpe o anonimato, foi sem querer...
se me permite consolidar minha opinião, vou dar-lhe um exemplo de radical islâmico atualizado.
conheci um rapaz há cerca de um ano atrás; ele se converteu ao islamismo e passou a praticar todos os ritos, que não são poucos; conseguiu inclusive uma lisença para deixar crescer a barba (já que ele é técnico de enfermagem e tecnicamente não poderia). Há poucas semanas, eis que o encontro e ele está diferente, percebo que é a ausência de barba. Pergunto: "desistiu do islamismo?"; ele me diz "não, não, de jeito nenhum, apenas tirei a barba porque estava cansado dela, mas isso não faz mal" (...)
citaste o radicalismo; não creio nele como uma profissão de fé, não é, de forma alguma - vejo isso como manipulação psicológica que é insurgida pelo sistema da balança econômica. Homens poderosos fazem homens fracos serem recrutados para promover um terror friamente calculado, por motivos puramente econômicos (Para saber mais sobre o assunto, ler "EU ESTIVE LÁ, Ed. Cidadela"). Aí voltamos ao nosso extremo oposto, a modernidade, o fim das eras, onde nossa falta de ideologia nos arremata com toda a sorte de morte física e espiritual.
abraço!

Elídia :) disse...

O q acho: a demanda que temos, nosso grande dilema, nós, os "filhos da revoluçaõ" é maior q a da geração sessentista-setentista: podemos fazer o que quisermos, e eis nosso dilema, não damos conta do que fazer com a possibilidade extraordinária do ser e ter a tempo e a hora. E aí o dilema, que nós, seres ilimitados temos é: "o que fazer com tanto pra fazer?". O grande desafio q os futuros cuidadores de almas (psicólogos?) terão a frente não será "ensinar" pais e educadores a lidarem com isso, e sim, ensinar seus rebentos como lidar consigo mesmo diante de tantas possibilidades e o q advir destas.